22 de maio de 2016

Novo Sonho de Consumo do MundoDosDrones, DJI A3


Quando o assunto é controladoras de voo para drones, temos discussões polarizadas, de um lado o pessoal do DIY que geralmente opta por controladoras abertas que funcionam baseadas no protocolo MavLink, como a PixHawk ou a mais novaqueridinha Navio+, e do outro lado, pessoas que preferem as controladoras fechadas, como A2 ou WooKong. Pouco tempo atrás ganhamos a possibilidade de utilizar RTK em conjunto com a Pix ou a Navio, em um projeto do Emlid, que tem um financiamento do Chris Anderson(3DR) por trás, obviamente, a DJI não ficou para trás e apresentou a sua nova controladora A3, que com o conjunto RTK consegue uma precisão de 3 centímetros na vertical e 4 centímetros na horizontal, o que dispensa a utilização de pontos de controle no solo em diversos serviços de fotogrametria, e as vantagens da DJI A3 não param por aí.

Muitas Redundâncias

Quando o assunto é segurança em relação aos drones, nada mais óbvio que adicionar redundânia em sensores essênciais, a A3 pode trabalhar com 3 IMUS e 3 receptores GNSS (vulgarmente conhecidos como GPS, mas são GNSS porque não acessam somente a constelação americana de satélites GPS, mas também a constelação russa Glonass), se o sistema detecta uma falha em um sensor inercial ou em um GNSS, automaticamente delega a tarefa para outro sensor, isolando assim o erro. Se o setup é de um hexa ou um octo, temos também a tolerância a falhas nos motores ou hélices, ou seja, se um motor parar ou uma hélice soltar, você continua tendo manobrabilidade para um pouso seguro, dependendo do sistema e da carga, a tolerância pode chegar até 3 motores. Utilizando multiplos IMUs também se resolveu boa parte das interferências por estruturas metálicas, propiciando voos aonde um Phantom teria inúmeros erros de compass.
dji a3 controladora drone redundância
compatibilidade DJI A3

Plug & Play

Nada de calibrações, ajustes, tunings ou afins, a promessa é simples, utilizando os equipamentos recomendados (escs / motores / frames) basta conectar certinho e voar, além disso você pode utilizar um controle igual o do Phantom 3, as câmeras que equipam o Inspire e o Osmo, como a X3 e a X5 e também o DJI Go como estação de controle, quer mais? O novo assistente conta com simulador, planejamento offline de missões e controle de multiplos equipamentos(até 5 drones ao mesmo tempo)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário