17 de novembro de 2017

Drone invade espaço aéreo em Congonhas e causa fechamento do Aeroporto

Fonte: NorteandoVocê

No último domingo, dia 12, um drone causou transtornos à centenas de passageiros no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. O equipamento invadiu o espaço aéreo do aeroporto, causando mais de duas horas de transtorno, que resultaram em atrasos e cancelamento de voos entre 20h15 e 22h40. Dezenas de voos precisaram ser redirecionados para aeroportos localizados em cidades próximas – e até em outros estados.
Segundo a Infraero, a Polícia Militar foi acionada para localizar o drone e seu respectivo piloto. A PM utilizou o helicóptero Águia e a Polícia Federal tentou localizá-lo pelo chão, de acordo com a Força Aérea Brasileira, porém sem sucesso. O responsável pelo drone pode responder a processos administrativos, civis e até penais, de acordo com regras aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em maio deste ano.

O drone sobrevoou a região por cerca de 30 minutos, segundo informações de um oficial da Aeronáutica. Cerca de 35 voos que aterrissariam em Guarulhos precisaram ser desviados para outros aeroportos, como Viracopos (Campinas), Cumbica (Guarulhos) e Ribeirão Preto.

7 de novembro de 2017

Primeiro campeonato mundial de corrida de drones será realizado em 2018

Fonte: oficinadanet

Que os drones são um grande sucesso, todo mundo já sabe. Mas o que tem acontecido com frequência e se tornado cada vez mais interessante são as corridas de drones. Devido ao grande destaque dessa nova modalidade, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) divulgou novas informações sobre o primeiro campeonato de corrida de drones do mundo, que está marcado para acontecer em novembro de 2018.

A escolha do FPV Drone Racing foi realizada recentemente e a FAI divulgou que a primeira edição do campeonato será realizada em Shenzen, uma das cidades mais importantes da China, além de ser uma das maiores megalópoles do mundo e considerada como A Cidade dos Drones.

É importante destacar que a China abriga algumas das maiores fabricantes de drones do mundo, como a DJI e a Yuneec, que possuem modelos diferentes para as mais variadas tarefas. Outra curiosidade é que Shenzen recebeu o título de Cidade dos Drones devido ao fácil acesso para o investimento de empresas em mão de obra, transporte e fabricação.

O Brasil já sediou a corrida de drones “Drone Racing League”, que foi considerada um sucesso. Porém, o FPV Drone Racing possui como destaque ser o primeiro evento oficial internacional do gênero. Outras cidades também concorreram para sediar a corrida de drones, como Albuquerque, nos EUA, e Barcelona, na Espanha.

*Algumas informações foram retiradas deste site